Alguns amigos me pediram no Twitter, então aproveitei a oportunidade para postar a receita aqui. Não me canso em dizer que nós homens, também devemos saber fazer algumas coisas não só para se sustentar (Não só quando solteiros), mas também para agradar quem você gosta.
Pior de tudo, é que tenho amigos que sequer sabem fritar um simples ovo, o que é deplorável, para os dias de hoje. Mas nem os culpo tanto, pois muitas vezes, deixam de fazer uma boa alimentação, só para consumir produtos ricos em gordura e nada saudáveis. Espero que mudem seus hábitos o quanto antes. Apesar de ser cheinho, meu físico engana, pois não como muito, mas também não me entupo com coisas que só possam me fazer engordar.
Preciso fazer uma pequena ressalva - Salvador está uma maravilha. Nem parece a mesma cidade. Poucas pessoas, não temos trânsito e tudo muito tranquilo. Pude fazer uma caminhada por algumas partes da cidade e constatei o paradeiro que está.
Bom, deixando esses outros detalhes de lado, vamos ao que interessa. Recomendo que façam e depois e digam se ficou mesmo bom ou não.
Bolo de Milho
Tempo total na cozinha : 55 minutos (incluindo lavagem dos utensílios).
Ingredientes:
Duas xícaras e meia de Vitamilho ou Milharina (Aquele mesmo que é comprado para fazer cuzcuz);
3 ovos inteiros;
2 colheres (sopa) rasas de fermento em pó;
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina;
Uma xícara de leite ;
1 garrafa de leite de coco (200 ml);
2 xícaras de açúcar;
Farinha de trigo para untar a forma.
Dica 1 - Ligue o forno ao menos 10 minutos antes de iniciar todo o processo.
No liquidificador, bata a manteiga, o açúcar e os ovos por 3 minutos. Em seguida, acrescente o Vitamilho que deve estar misturado com o fermento, os leites e continue batendo até que tudo tenha se misturado bem, o que dão aproximadamente, uns 7 minutos.
Dica 2 - Se necessário, interrompa a cada 3 minutos e mexa a mistura com uma colher, para que a farinha não fique grudada nos cantos do copo do liquidificador.
Dica 3 - Para quem não sabe - Untar, é quando se passa algum tipo de gordura em recipientes, quando eles irão acomodar o que está sendo preparado. Em nosso caso, unte a forma com manteiga e depois passe a farinha de trigo peneirada. Aos amigos frescos, que irão falar que não querem sujar as mãos com manteiga, usem um pincel (não é o de pintura) ou até um guardanapo, mas cuidado para não deixar papel na forma.
Feito isso, tendo a mistura bem batida e sem cheiro de ovo (porque bolo com gosto de ovo é ruim d+ e ninguém come, apesar de dizer que ele tá ótimo, para não fazer desfeita com quem te ofereceu.), coloque na forma e mande ao forno. Espere 40 minutos e pronto.
Dica 4 - Se notar que o bolo pode aparentemente estar bom e achar que ele ainda não está cozido, enfie uma faca nele e retire. Se ela sair seca, o bolo está pronto, mas se ainda sair um pouco suja (bem pouco mesmo), mantenha no forno por mais 10 minutos e pronto. Retirem imediatamente de lá. Mantê-lo dentro do forno depois de pronto, pode não ser nada bom.
Espere esfriar e passe pro recipiente onde são colocados os bolos em sua casa, antes deles pararem em sua barriga.
Dica 5 - Quem quiser um bolo com recheio por exemplo, pode cortar pedaços de goiabada e colocar nele, antes de assar.
Esse bolo vai bem na hora do café, lanche ou qualquer outro momento.
Bom apetite!